segunda-feira, 29 de Abril de 2024  08:01
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
09-05-2012

Quercus sem resposta para “objecções” ao Parque de Ciência


Associação ambientalista promove debate sobre futuro complexo científico que vai nascer nos concelhos de Ílhavo e Aveiro

As “objecções” levantadas pela Quercus na fase de discussão pública do projecto de construção do Parque de Ciência e Inovação, nos concelhos de Ílhavo e Aveiro, ficaram sem resposta por parte das autoridades que emitiram a Declaração de Impacto Ambiental, adverte a associação.
A instituição ambientalista assinala efeitos ambientais negativos, o derrube de casas e a destruição de explorações agrícolas e de produção animal para contestar a localização escolhida para o futuro complexo científico.
A Quercus diz-se “preocupada com estas questões ligadas a um desenvolvimento sustentável” e lembra “os novos dados sobre a relevância imprimida pela Comissão Europeia à não ocupação de solos agrícolas, a que não serão alheios o valor da soberania alimentar e o papel da agricultura no abastecimento local, assuntos determinantes nesta situação de crise que atravessamos”.
No sentido de “procurar respostas e caminhos que maximizem a defesa dos vários interesses em jogo”, o núcleo local da associação ecologista organiza um debate que terá lugar no próximo dia 10 na Junta de Freguesia da Glória, em Aveiro, pelas 21 horas.
A moderação do debate estará a cargo de um membro da Associação Portuguesa de Planeadores do Território, completando a mesa representantes da Quercus e da sociedade responsável pelo Parque de Ciência e Inovação.
A localização do novo empreendimento tem sido questionada pela Quercus e por moradores da zona da Coutada, em Ílhavo. Alguns proprietários de terrenos mostraram-se revoltados com a iminência de verem as suas casas demolidas. A Quercus, por sua vez, sustenta que deveriam ter sido equacionadas outras possibilidades.
Ribau Esteves, presidente da Câmara de Ílhavo, uma das accionistas da sociedade gestora do complexo, assegura que o projecto vai “valorizar os aspectos ambientais”, lembrando que serão aplicadas medidas de minimização dos efeitos.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®